Mundo

Justiça recebe segunda denúncia por pedofilia contra padres na Espanha

Apresentados inicialmente como quatro sacerdotes da arquidiocese de Granada, os detidos são, de acordo com fontes da investigação, três padres e um professor leigo de religião

Agência France-Presse
postado em 26/11/2014 12:33
Madri - Os religiosos detidos no sul da Espanha por pedofilia foram apresentados nesta quarta-feira à Justiça, que recebeu uma segunda denúncia em um novo escândalo que abalou o Vaticano, levando o Papa Francisco a exigir a verdade.

Apresentados inicialmente como quatro sacerdotes da arquidiocese de Granada, os detidos são, de acordo com fontes da investigação, três padres e um professor leigo de religião.

Detidos na segunda-feira após o Papa incentivar a vítima a denunciar os abusos, os quatro foram interrogados nesta quarta-feira pelo juiz Antonio Moreno, informou à AFP uma fonte judicial.

"Eles começaram a depor. O primeiro depôs cedo esta manhã", indicou. De acordo com a mesma fonte, o juiz Moreno, encarregado do caso desde o início de novembro, deve receber nesta quarta-feira "uma segunda queixa que foi apresentada na segunda-feira à noite à polícia".

Dado que a investigação "corre sob sigilo", não foi possível determinar a identidade do segundo queixoso, que, de acordo com a imprensa espanhola, seria amigo da primeira vítima, que já se apresentou como testemunha.

O escândalo começou depois que um homem de 24 anos escreveu uma carta ao Papa Francisco denunciando ter sido vítima de abusos sexuais dos 7 aos 18 anos de idade por um grupo de religiosos em uma paróquia de Granada.



"As práticas sexuais mais comuns iam desde massagens a masturbações e beijos na boca", afirmava a carta, segundo a qual outros meninos e meninas podem ter sofrido os mesmos abusos. "Eu recebi a carta, li, liguei para a pessoa e disse: amanhã vá ver o bispo", contou o Papa, que forçou a abertura de um inquérito diocesano por abusos sexuais após receber a carta de uma vítima.

"Como estou vivendo? Com grande dor, com muita dor. Mas a verdade é a verdade e não devemos escondê-la", admitiu Francisco. Francisco pediu tolerância zero contra a pedofilia, após o surgimento de vários casos nos últimos anos que afetaram a Igreja Católica, a maioria dos quais aconteceu entre 1960 e 1980.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação