Mundo

Moscou nega pedido de rebeldes de enviar capacetes azuis à Ucrânia

O conflito armado entre rebeldes e forças governamentais no leste da Ucrânia já deixou mais de 4.300 mortos e 930.000 deslocados desde seu início, em abril

Agência France-Presse
postado em 26/11/2014 15:55
Nova York - O embaixador russo na ONU, Vitali Churkin, rejeitou nesta quarta-feira (26/11) a ideia dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia de pedir a mobilização de capacetes azuis, sobretudo russos, nesta região.

"Acredito que há poucas possibilidades de que isso ocorra", declarou a jornalistas. Um diplomata europeu membro do Conselho de Segurança também estimou que a ideia de uma operação de manutenção de paz no leste da Ucrânia provoca pouco entusiasmo no seio do Conselho.

As autoridades separatistas pediram na terça-feira (25/11) à ONU que envie capacetes azuis, russos em particular, para evitar uma catástrofe humanitária.

"Exigimos uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU para analisar a questão do envio de um contingente de manutenção de paz com participação de representantes russos", expressou em um comunicado o Parlamento da autoproclamada República de Donetsk, província rebelde pró-russa do leste da Ucrânia.



O conflito armado entre rebeldes e forças governamentais no leste da Ucrânia já deixou mais de 4.300 mortos e 930.000 deslocados desde seu início, em abril.

O governo de Kiev ordenou em meados de novembro o fechamento de todos os serviços públicos, como escolas, hospitais e organismos de socorro nas regiões sob controle dos separatistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação