Mundo

Criadores de ovelhas protestam contra os lobos junto à Torre Eiffel

Criadores procedentes de várias regiões da França organizaram esta manifestação para exigir que o governo lhes dê autorização para matar lobos

Agência France-Presse
postado em 27/11/2014 13:20

Manifestação de pastores contra a proteção de lobos na França

Paris - Uma curiosa manifestação de 300 pastores e suas ovelhas aconteceu nesta quinta-feira (27/11), em Paris, ao pé da Torre Eiffel e aos gritos de "a caça ao lobo está aberta". Criadores procedentes de várias regiões da França organizaram esta manifestação para exigir que o governo lhes dê autorização para matar lobos.

"Queremos mostrar aos poderes públicos o absurdo desta situação. E como não podemos proteger nossos rebanhos contra os lobos, vamos pedir que o governo cuide deles", declarou Serge Préveraud, presidente da Federação Nacional Ovina (FNO).

A exigência dos criadores é um número maior de autorizações para matar lobos, já que as atualmente concedidas (24 no máximo) são insuficientes. O lobo, espécie protegida, se reintroduziu na França procedente da Itália e através do maciço de Mercantour, em 1992, e seu número registra um crescimento preocupante para os criadores.



Os criadores denunciam, por exemplos, danos como o que foram registrados na zona dos Alpes de Alta Provenza, onde desde janeiro 345 ataques de lobos (contra 288 no mesmo período do ano passado) mataram 1.117 ovelhas (874 em 2013), segundo cifras do sindicato de agricultores e criadores. A manifestação dos criadores aconteceu simultaneamente a outra, onde cerca de 20 pessoas pediam a proteção dos lobos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação