Mundo

Regime sírio realizou 2 mil ataques em 40 dias, segundo OSDH

O regime sírio deveria "ser incluído no Guinness Book por ter realizado cerca de 2.000 ataques aéreos contra o seu povo nos últimos 40 dias", ressaltou a ONG

Agência France-Presse
postado em 28/11/2014 12:25
Beirute - Uma ONG síria informou nesta sexta-feira que o regime sírio de Bashar al-Assad deveria ser incluído no Guinness Book por ter realizado cerca de 2 mil ataques contra seu povo em 40 dias, denunciando um "crime de guerra", que matou mais de 500 civis.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) mencionou, em um comunicado, o Guinness Book depois de este ter aprovado esta semana o recorde de maior talk show do mundo, com 70 horas de transmissão sem costura pela televisão estatal de Damasco.

O regime sírio deveria "ser incluído no Guinness Book por ter realizado cerca de 2.000 ataques aéreos contra o seu povo nos últimos 40 dias", ressaltou a ONG que se baseia em uma ampla rede de ativistas e médicos no país devastado pela guerra desde março de 2011.

"Desde o aparecimento dos primeiros caças, nenhum regime na história utilizou tantos aviões de guerra contra seu povo", observou o diretor da ONG, Rami Abdel Rahman.

A ONG informa que 527 civis foram mortos e 2.000 outros feridos nesses ataques em 12 das 14 províncias do país. "Desde o início, milhões de pessoas fugiram de suas casas por causa dos ataques", disse Abdel Rahman.



Na quarta-feira, os ataques contra Raqa, reduto do grupo jihadista Estado Islâmico no norte do país, causou a morte de 95 pessoas. A Força Aérea da Síria possui atualmente 275 aeronaves de fabricação russa, depois de perder 87 durante o ano, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais com sede em Washington.

Iniciada por manifestações pacíficas violentamente reprimidas, a revolta síria se militarizou passando de armas de pequeno porte a artilharia e tanques antes de o regime adotar helicópteros e aviões de combate a partir de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação