Mundo

Vídeo: jovens indianas agridem trio de homens após assédio sexual em ônibus

Suspeitos teriam usado linguagem depreciativa, feito gestos obscenos, e tocado uma das meninas de forma inadequada

postado em 01/12/2014 11:33

[VIDEO1]
Vídeo que ganha repercussão na internet mostra a agressão de duas jovens mulheres a um grupo de homens, dentro de um ônibus na Índia. Os gritos e tapas das moças seriam reação a um suposto assédio sexual. As imagens, publicadas nesse domingo (31/11), foram gravadas com a câmera de um telefone celular.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, os suspeitos teriam usado linguagem depreciativa, feito gestos obscenos, e tocado uma das meninas de forma inadequada, enquanto os demais passageiros observavam sem intervir. A reação, considerada ousada para mulheres em um país marcado pela desigualdade de gênero, viralizou com rapidez na rede.

[SAIBAMAIS]Segundo o site da BBC, o incidente ocorreu no distrito de Rohtak, quando as jovens Aarti e Pooja, de 22 e 19 anos, respectivamente, estavam a caminho de casa. De acordo com informações da polícia local, divulgadas pela emissora britânica, os homens foram presos e acusados de agressão.

"Eles fizeram gestos, nos tocaram e insultaram", declarou Pooja ao canal NDTV. "Nós não aguentávamos mais e começamos a bater. Um dos homens tentava puxar minha irmã pela mão e um outro me segurava pelo pescoço. Foi quando minha irmã tirou o cinto e começou a bater", acrescentou.

O chefe executivo do Estado de Haryana, M.L Khattar, prometeu uma recompensa de 31.000 rúpias (400 euros) a cada uma das jovens mulheres. Um porta-voz da polícia de Rohtak, Ved Singh Nain, prometeu uma investigação rápida sobre o incidente. As mulheres relataram que foram assediadas após recusarem os avanços dos homens.

Os casos de assédio sexual na Índia são recorrentes. Em dezembro do ano passado, o assunto virou destaque na mídia internacional após grande comoção decorrente da morte de uma estudante que, além de estuprada, teve a barriga perfurada por uma barra de ferro, dentro de um ônibus em Nova Délhi.

Uma mulher é estuprada a cada 21 minutos na Índia. Os dados são do Escritório Nacional de Registros de Crimes. Segundo um relatório de 2013, 24.915 mulheres foram vítimas do crime no ano anterior ; 3.125 delas tinham menos de 14 anos. De acordo com o levantamento, 244.270 casos de violência contra a mulher foram contabilizados em 2012.

Elogios


As duas irmãs indianas têm recebido vários elogios após a divulgação do vídeo. A maioria dos comentários enautecem a coragem das mulheres, enquanto outros denunciam a passividade dos demais passageiros, entre os quais é possível ouvir risos.

"Tiramos o chapéu para #RohtakBravehearts. Eu desprezo estes homens que permaneceram sentados e que se contentaram em assistir o que estava acontecendo", escreveu um internauta em inglês no Twitter. "Braveheart" (coração valente) foi o apelido dado à estudante de 23 anos que morreu depois de ter sido vítima de um estupro coletivo em um ônibus, em dezembro de 2012, em Delhi, um incidente que provocou uma onda de indignação na Índia e no exterior.


"Viva as meninas corajosas (..) Desperte o público! É vergonhoso que a única a intervir tenha sido uma mulher grávida", escreveu por a atriz Freida Pinto, estrela do filme "Quem quer ser um milionário".

Com informações da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação