Mundo

Crianças com anemia são contaminados com HIV por transfusões no Paquistão

As leis do país obrigam os hospitais e clínicas a controlar as doações de sangue para evitar contágios, mas nem sempre as medidas são cumpridas

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 10:00
Pelo menos 10 crianças e adolescentes paquistaneses com anemia contraíram o vírus HIV depois que foram submetidos a transfusões de sangue, informaram as autoridades locais. As vítimas, com idades entre cinco e 16 anos, sofrem de talassemia, um tipo hereditário de anemia que exige transfusões sanguíneas regulares.

No Paquistão, as leis obrigam os hospitais e clínicas a controlar as doações de sangue para evitar contágios, mas nem sempre as medidas são aplicadas.

Nos últimos dias, a Federação Paquistanesa de Pacientes com Talassemia descobriu que 10 menores de idade na capital Islamabad e na região de Lahore (leste) contraíram recentemente o HIV depois da transfusão. A ministra federal da Saúde, Saira Afzal Tarar, anunciou que solicitou um relatório sobre o caso.



Segundo a Federação de Pacientes com Talassemia, os centros de transfusão costumam detectar a hepatite B ou C, mas não o HIV, que afeta quase 100 mil pessoas no Paquistão, país de mais de 180 milhões de habitantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação