Mundo

Papa Francisco acredita que a Igreja Católica precisa de mais teólogas

"As mulheres são como os morangos em um bolo, sempre queremos mais", disse aos membros da Comissão Teológica Internacional

Agência France-Presse
postado em 05/12/2014 13:31
Cidade do Vaticano - O papa Francisco considerou nesta sexta-feira (5/12) que a Igreja Católica precisa de mais teólogas, enfatizando as "habilidades especiais" das mulheres diante de uma comissão teológica predominantemente do sexo masculino.

"As mulheres são como os morangos em um bolo, sempre queremos mais", disse aos membros da Comissão Teológica Internacional, onde o número de mulheres aumentou ligeiramente nos últimos anos. "A Igreja reconhece a contribuição fundamental da mulher na sociedade, com sensibilidade, intuição e capacidades particulares", explicou.

"Estou contente de ver quantas mulheres oferecem novas contribuições para a reflexão teológica. Elas podem descobrir, para benefício de todos, alguns aspectos inexplorados do insondável mistério de Cristo", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Em uma mensagem escrita para as famílias italianas, o papa Francisco também defendeu nesta sexta-feira "a necessidade de um maior reconhecimento dos direitos das mulheres, de seu valor nas tarefas que desempenham nas várias áreas da vida, social e profissional". "Algumas estão cansadas e quase quebradas com o peso das responsabilidades e dos deveres", escreveu ele.

Jorge Bergoglio, no entanto, mantém uma visão tradicional do papel das mulheres, e a preocupação de que o seu "gênio" próprio seja reconhecido dentro da Igreja é acompanhada - como com seus antecessores - pela oposição à sua ordenação.



Em alguns países, como nos Estados Unidos, as teólogas têm um papel importante, mesmo que seus pontos de vista, frequentemente muito progressistas sobre o papel das mulheres e a sociedade, nem sempre sejam apreciados no Vaticano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação