Mundo

Com ventos de até 210 km por hora, tufão Hagupit chega às Filipinas

Antes da chegada do tufão Hagupit, 600.000 habitantes das zonas costeiras foram abrigados em refúgios

Agência France-Presse
postado em 06/12/2014 13:40
O tufão Hagupit chegou às Filipinas na noite deste sábado, atingindo a Ilha de Samar, na região oriental das Filipinas, afirmou Mark Timbal, porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco.

Segundo as autoridades, o tufão Hagupit chegou a comunidades pesqueiras remotas da Ilha de Samar com rajadas de vento de 210 km por hora.

Chuvas torrenciais e ventos fortes já haviam atingido o leste das Filipinas neste sábado, antes da chegada do tufão que ameaça regiões já devastadas pelo supertufão que atingiu o país no ano passado, deixando milhares de mortos.

Antes da chegada do tufão Hagupit, 600.000 habitantes das zonas costeiras foram abrigados em refúgios e mais pessoas são aguardadas nesses locais neste sábado.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Segundo as previsões, depois de o Hagupit passar pela Ilha de Samar (leste), ele deve chegar às regiões centrais, em sua maior parte dedicadas à agricultura, e possivelmente a Manila, capital do país, com mais de 12 milhões de habitantes.

Haiyan, a forte tempestade registrada no ano passado, com ventos de 315 km/hora, deixou 7.350 mortos e desaparecidos, arrasando o centro das Filipinas.

Em Tacloban, uma das cidades mais afetadas por Haiyan, milhares de pessoas já ocupavam neste sábado em escolas, igrejas e outros abrigos.

Evacuações forçadas

Mais de 10.000 pessoas receberam a ordem de se refugiar em prédios seguros, de acordo com a prefeita de Catbalogan Stephany Uy-Tan.

"Nós não queremos que as pessoas entrem em pânico, mas ordenei evacuações forçadas para proteger os habitantes", disse a prefeita à AFP por telefone.

Apenas na região oriental de Bicol, as autoridades afirmaram que eram esperadas 2,5 milhões de pessoas -a metade da população local- nos abrigos no fim da tarde deste sábado.

Cerca de 50 milhões de pessoas, a metade da população, vivem em áreas vulneráveis, disse à AFP a Secretária de Bem-Estar Social, Corazón Soliman.

O arquipélago filipino é a primeira grande massa terrestre golpeada por tufões e grandes tempestades tropicais procedentes do Oceano Pacífico. Durante o ano são registradas em média 20 grandes tempestades, e muitas delas deixam vítimas.

O país em desenvolvimento, com 100 milhões de habitantes tem sido atingido por violentas tempestades nos últimos anos, o que, segundo especialistas, se deve às mudanças climáticas.

Em 2011 e 2012, essas tempestades deixaram cerca de 3.000 mortos no país. E em julho deste ano, o tufão Rammasun matou 111 pessoas quando cruzou Manila, paralisando a capital por dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação