Mundo

OCDE e Cepal: América Latina precisa de reformas estruturais

América Latina crescerá à sua taxa mais baixa em cinco anos em 2014

Agência France-Presse
postado em 09/12/2014 16:02
Veracruz- A América Latina deve implementar reformas estruturais ante a desaceleração de sua economia, que neste ano crescerá 1,1%, alertaram nesta terça-feira (9/12) a OCDE e a Cepal durante 24; Cúpula Ibero-Americana de Veracruz.

"Os países da América Latina precisam aumentar sua produtividade, melhorar sua competitividade e construir economias mais inclusivas e sustentáveis", disse Ángel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE).

Na apresentação do relatório "Perspectivas econômicas da América Latina 2015", que a OCDE preparou em parceria com a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Gurría afirmou que uma das urgências para alguns países da região é iniciar reformas fiscais já que, em certos casos, não há recursos suficientes para as tarefas dos governos".

América Latina crescerá à sua taxa mais baixa em cinco anos em 2014, por uma queda do investimento e pela contração de economias como a da Argentina (-0,2%) e da Venezuela (-3%), além do fraco crescimento do Brasil (0,2%), segundo projeções da Cepal.



A Cepal estima que em 2015 haverá uma retomada do crescimento, de até 2,2%. Considerando a forte desigualdade e o crescimento heterogêneo da região, a receita da Cepal é o direcionamento do investimento para educação, produtividade e inovação, disse Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal.

"A América Latina está ficando para trás. Tivemos uma certa complacência no período da crise porque parecia que estávamos nos saindo bem. Ficamos satisfeitos com os preços altos das matérias-primas, e não fizemos direito nosso dever de casa", criticou Gurría. A Cúpula Ibero-Americana de Veracruz (leste do México), que começou na última segunda-feira, encerrará seus trabalhos nesta terça-feira, concentrados nos temas de educação, cultura e inovação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação