Mundo

Alstom aceita pagar US$ 700 milhões por caso de corrupção na Ásia

O acordo alcançado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) deve ser anunciado oficialmente na semana que vem

Agência France-Presse
postado em 16/12/2014 15:38
Nova York- O grupo industrial francês Alstom, que em breve deve ser incorporado pela norte-americana General Electric, aceitou pagar uma multa de 700 milhões de dólares nos Estados Unidos pelos casos corrupção na Ásia, informou à AFP uma fonte próxima ao caso nesta terça-feira (16/12).

O acordo alcançado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) deve ser anunciado oficialmente na semana que vem, disse a fonte sob a condição de anonimato. A sanção pecuniária é a maior já imposta em virtude da lei americana sobre prática de suborno no exterior (FCPA na sigla em inglês), segundo a agência Bloomberg.

O acordo eliminaria um importante obstáculo para a aquisição por parte da General Electric (GE) das atividades energéticas da Alstom. Contactados pela AFP, a Alstom e a GE não comentaram o caso.



O Departamento de Justiça acusa funcionários de Alstom de tratar de pagar subornos a vários funcionários indonésios, inclusive um deputado, para obter um contrato de 118 milhões de dólares no campo da energia, conhecido como projeto "Tarahan". A Alstom tinha um empreendimento conjunto com a companhia japonesa Marubeni, também processada neste caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação