Mundo

Soldados revivem jogo de futebol que marcou trégua no Natal de 1914

O jogo aconteceu na cidade de Aldershot, a cerca de 60 km da capital, como parte das celebrações do Centenário da chamada "guerra total"

Agência France-Presse
postado em 17/12/2014 22:27
Aldershot - Um século depois, soldados britânicos e alemães se reuniram, nesta quarta-feira à noite no sudoeste de Londres, para reviver a histórica partida de futebol que marcou a trégua natalina na Primeira Guerra Mundial, em 1914.

O jogo aconteceu na cidade de Aldershot, a cerca de 60 km da capital, como parte das celebrações do Centenário da chamada "guerra total".

Há 100 anos, na cidade de Saint-Yvon, na Bélgica, próxima à fronteira francesa, alemães e britânicos suspenderam as hostilidades, após meses de sangrentos combates.

As tropas deixaram as trincheiras para disputar uma partida de futebol que teria terminado em 3 a 2 para os alemães, segundo as anotações do soldado Kurt Zehmisch, do 134; Regimento saxão.

Leia mais notícias em Mundo

Enquanto os analistas ainda questionam as condições, graças às quais aquele jogo natalino pôde acontecer, o capitão da equipe de Sua Majestade, Keith Emmerson, de 31 anos, afirmou que o mais importante é acreditar em sua "magia".

"É uma grande honra jogar essa partida", disse ele, admitindo, porém, que não faria a mesma coisa com os insurgentes talibãs que ele combateu quando estava no Afeganistão. "O inimigo permanece inimigo", frisou.

A Grã-Bretanha teve sua revanche em relação a 1914, derrotando os adversários por 1 a 0, diante de um público de 2.547 pessoas. A renda da partida desta quarta-feira será destinada a obras de caridade.

Jason Bate, de 43 anos, que serviu na Royal Navy, compareceu ao evento com a mulher e com o filho, John, de 13.

"Estamos aqui, porque faz parte da História. Meu tio-bisavô foi morto na Batalha de Somme. Meu filho vai guardar o programa do jogo para mostrar para os filhos e os netos", comentou.

O campo estava cercado de papoulas gigantes, flor que se tornou símbolo dos soldados da Commonwealth caídos em combate.

Antes do início da partida, o público fez um minuto de silêncio e entoou, junto com Marilena Gant, "Douce nuit, sainte nuit".

O comissário de Exposição no Imperial War Museum de Londres, Matt Brosnan, explicou à AFP que os jogos de futebol foram um "fenômeno muito isolado". Segundo ele, "as trocas de presentes foram mais frequentes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação