Mundo

Paquistão executa dois réus civis pela primeira vez desde 2008

O fim desta moratória ocorreu logo após o ataque de terça-feira (16/12) contra uma escola de Peshawar

Agência France-Presse
postado em 19/12/2014 16:02

Lahore- O Paquistão executou na forca, esta sexta-feira (19/12), dois condenados à morte por terrorismo, pondo um fim a uma moratória em vigor desde 2008 com relação à execução de penas capitais para civis, anunciaram à AFP dois funcionários do governo local.

[SAIBAMAIS]Islamabad tinha anunciado o fim desta moratória logo após o ataque de terça-feira contra uma escola de Peshawar (noroeste), praticado por um comando de rebeldes talibãs, um massacre que matou 149 pessoas, entre elas 133 colegiais.

Dois dos condenados à morte, Aqi, aliás "Doutor Usman", e Arshad Mehmood, foram executados na sexta-feira à noite (hora local) na prisão de Faisalabad (leste), na província de Punjab, anunciou à AFP o ministro regional do Interior, Shuja Khanzada.

Suas execuções foram confirmadas por um encarregado local da administração penitenciária que não quis se identificar. O "Doutor Usman" foi condenado à morte após ter sido reconhecido como culpado de planejar e participar do ataque em 2009 de um comando talibã contra a sede de Rawalpindi, perto da capital, Islamabad.

Arshad Mehmood foi condenado à pena de morte por ter participado de uma tentativa de assassinato em 2003 contra o general Pervez Musharraf, que na ocasião governava o país.

O Paquistão, um país com 200 milhões de habitantes, tem 8.000 condenados à morte. Deles, 500 foram condenados por terrorismo, segundo o governo, e por isso poderiam ser afetados pelo fim da moratória.



A Anistia Internacional e a comissão de Direitos Humanos da ONU pediram nas últimas horas ao Paquistão que não suspenda a moratória, argumentando que as execuções não são eficazes para combater o terrorismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação