Mundo

Bactéria encontrada em maçãs do amor mata ao menos 4 pessoas nos EUA

A bactéria é particularmente perigosa para crianças, idosos e grávidas, em quem pode causar abortos espontâneos

Agência France-Presse
postado em 19/12/2014 17:06

As bactérias apareceram em maçãs do amor embaladas comercialmente

Miami- Um surto de listéria, uma bactéria que, segundo se acredita, teria aparecido em maçãs do amor embaladas comercialmente, mataram pelo menos quatro pessoas nos Estados Unidos e deixaram 28 pessoas doentes desde novembro, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira (19/12).

A "Listeria monocytogenes" pode causar graves doenças. A bactéria é particularmente perigosa para crianças, idosos e grávidas, em quem pode causar abortos espontâneos. Um total de 83% das pessoas entrevistadas até agora (15 de 18 pessoas) disseram ter comido recentemente maçãs do amor.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados exigiram aos consumidores dos Estados Unidos que não comam maçãs do amor produzidas e pré-embaladas comercialmente até nova ordem.

"Além da abundância de cautela, os CDC recomendam que os consumidores americanos não comam nenhuma maçã do amor comercialmente produzida e pré-embalada, incluindo maçãs carameladas comuns, com nozes, polvilhadas com chocolate ou outras coberturas até que nova orientação específica seja fornecida", acrescentaram os CDC em um comunicado.

Dos 28 infectados, 26 foram hospitalizados e cinco pessoas morreram. "A listeriose contribuiu com pelo menos quatro destas mortes", acrescentaram os CDC. Nove dos casos foram relacionadas com gestantes e afetaram as futuras mães ou seus bebês recém-nascidos. Foram reportados três casos de meningite - uma complicação perigosa da listeriose - em crianças e adolescentes antes sadios com idades de 5 a 15 anos.



As doenças se espalharam por 10 estados. A listéria pode provocar febre, dores musculares, náusea e diarreia, e os sintomas costumam começar de alguns dias a meses depois de começar um produto contaminado. A bactéria é encontrada no solo, na água e em fezes de animais. A listéria pode infectar vegetais crus, carne animal, leite não pasteurizado e comida processada, bem como molhos de queijo e embutidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação