Mundo

Cinco países do Sahel pedem às Nações Unidas para intervir na Líbia

A Líbia, relegada às milícias, é chefiada por dois Parlamentos e dois governos

Agência France-Presse
postado em 19/12/2014 18:30
Nouakchott- Cinco países do Sahel pediram às Nações Unidas nesta sexta-feira (19/12), em Nuakchott, para por em andamento uma força internacional "para neutralizar os grupos armados" na Líbia, segundo comunicado oficial da cúpula do "Grupo dos Cinco do Sahel".

O G5 Sahel (Chade, Mali, Níger, Mauritânia e Burkina Faso) "faz um apelo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para estabelecer, segundo a União Africana (UA), uma força internacional para neutralizar os grupos armados, ajudar na reconciliação nacional e implantar instituições democráticas estáveis" na Líbia.

Segundo o comunicado, o grupo de países africanos comemoram, ainda, "os esforços feitos por países vizinhos" da Líbia e a ONU "com vistas a reunir as condições para um diálogo entre todas as partes líbias, com exceção dos grupos terroristas considerados como tal".

Durante coletiva de imprensa ao final da cúpula, o chefe de Estado mauritano, Mohamed Uld Abdel Aziz, também presidente em exercício da UA, assegurou que o G5 Sahel tinha apresentado "oficialmente" à UA e às Nações Unidas esta proposta, sem informar quando ou como.

A Líbia mergulhou no caos após a queda do coronel Muamar Kadafi, em 2011. O país, relegado às milícias, é chefiado por dois Parlamentos e dois governos - um próximo das milícias islamitas e outro, reconhecido pela comunidade internacional -, que disputam o poder.



Nos últimos dias, vários dirigentes africanos, reunidos em Dacar na segunda e na terça-feira em outra cúpula, destacaram a ameaça que representam para os países do Sahel e do Saara o jihadismo e o tráfico transfronteiriço de qualquer tipo, procedente do sul da Líbia até os confins de Argélia, Níger e Chade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação