Mundo

FBI compara ataque à Sony a ações anteriores da Coreia do Norte

Três elementos alimentaram as conclusões do FBI

Agência France-Presse
postado em 19/12/2014 18:55
Washington- O FBI (a Polícia Federal americana) responsabilizou a Coreia do Norte pelo ciberataque contra os estúdios Sony Pictures Entertainment (SPE), comparando-o a episódios anteriores de ciberpirataria diretamente atribuídos a Pyongyang.

[SAIBAMAIS]Três elementos alimentaram as conclusões do FBI, apresentados em seu comunicado à imprensa divulgado nesta sexta-feira (19/12).

Uma análise técnica do programa pirata que apaga os dados utilizados no ataque "revelou nexos" com outro programa pirata que "o FBI sabe que foi desenvolvido pelos norte-coreanos". A polícia mencionou, principalmente, "similaridades" nas linhas de codificação específicas, encriptação de algoritmos e métodos de eliminação de dados.

O FBI observou "superposições importantes" entre as infraestruturas desses ataques e as utilizadas em outros diretamente atribuídos pelo governo americano a Pyongyang. A Polícia Federal americana descobriu, por exemplo, vários endereços IP - números de identificação do computador conectado à Internet - associados a infraestruturas norte-coreanas conhecidas, que estavam inscritos nos códigos dos programas de eliminação de dados utilizado no ataque à Sony.



Os instrumentos usados no ataque à SPE apresentam "similaridades" com o ciberataque realizado em março de 2013 contra bancos e veículos de comunicação da Coreia do Sul, que foi realizado pela Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação