Mundo

China prende ativista humanitário cristão perto da fronteira norte-coreana

Peter Hahn, um norte-coreano naturalizado americano, foi detido na sexta-feira, acusado de desvio de recursos e falsificação de notas fiscais

Agência France-Presse
postado em 20/12/2014 09:52
Pequim - A China prendeu um ativista humanitário cristão americano, perto da fronteira com a Coreia do Norte, anunciou o advogado de defesa, no momento em que as autoridades aparentemente realizam uma ofensiva contra os grupos religiosos na região.

Peter Hahn, um norte-coreano naturalizado americano, foi detido na sexta-feira, acusado de desvio de recursos e falsificação de notas fiscais, informou o advogado Zhang Peihon.

Leia mais notícias em Mundo

Vários grupos cristãos, a maioria liderados por sul-coreanos, estão presentes ao longo da fronteira. Mas são obrigados a trabalhar de maneira discreta, já que a China expulsa com frequência os missionários estrangeiros e prende sistematicamente os refugiados que fogem da Coreia do Norte.

Hahn mora na cidade de fronteira de Tumen desde o fim dos anos 90, quando fundou uma ONG para ajudar a Coreia do Norte e os refugiados que deixam o país. Em 2002 ele criou uma escola profissionalizante.

Uma fonte ligada ao caso, que pediu anonimato, disse à AFP que vários trabalhadores estrangeiros vinculados à ONG de Hahn foram deportados nos últimos meses.

Hahn, de 74 anos, se declara inocente das acusações, segundo o advogado Zhang Peihon.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação