Mundo

Presidente chinês afirma a Macau e Hong Kong que integram "uma China"

Dezenas de pessoas protestaram neste sábado no centro histórico de Macau, ao fim da vista de dois dias de Xi, que coincidiu com o fim dos protestos pró-democracia em Hong Kong

Agência France-Presse
postado em 20/12/2014 10:15
Ativistas marcham durante protesto pró-democracia  em Macau

Macau
- O presidente chinês, Xi Jinping, recordou neste sábado a Hong Kong e Macau que integram "uma China", em uma advertência aos movimentos pró-democracia nos dois territórios semiautônomos.

Dezenas de pessoas protestaram neste sábado no centro histórico de Macau, ao fim da vista de dois dias de Xi, que coincidiu com o fim dos protestos pró-democracia em Hong Kong.

Leia mais notícias em Mundo


Os manifestantes de Macau pediam um "sufrágio universal", medida também exigida pelos ativistas da ex-colônia britânica Hong Kong. Xi advertiu os dois territórios contra "enfoques equivocados".

"Devemos aderir todos ao princípio de ;uma China; e do respeito à diferença dos dois sistemas", afirmou Xi durante a posse do chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui, que foi reeleito para o cargo por um comitê pró-Pequim em agosto.

Macau, ex-colônia portuguesa, é o único território chinês no qual estão autorizados os cassinos. Desde 2002, quando aconteceu a abertura ao setor, se transformou em um centro mundial do jogo, à frente de Las Vegas (Estados Unidos).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação