Mundo

Presidente turco defende "legalidade" do processo contra opositores

Quase 30 pessoas - entre jornalistas, policiais, roteiristas e diretores - foram detidos no fim de semana passado para interrogatórios

Agência France-Presse
postado em 20/12/2014 10:48
Istambul - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, defendeu neste sábado a legalidade do controverso processo contra seus opositores, incluindo o diretor de uma emissora de oposição e o imã Fethullah Gülen, seu grande rival.

"Acompanhei de perto o processo como presidente deste país. Tudo é legal e de acordo com os procedimentos (...) acontece neste momento um processo limpo e diligente", disse Erdogan. "A polícia e o Judiciário não estão repetindo os erros do passado", completou.

Leia mais notícias em Mundo

A justiça turca indiciou na sexta-feira por terrorismo o diretor de um canal de televisão de oposição e emitiu uma ordem de detenção contra o imã Fethullah Gülen, ex-aliado de Erdogan.

A promotoria acusa o imã, de 73 anos e que mora desde 1999 nos Estados Unidos, de liderar um grupo criminoso, segundo a agência estatal de notícias Anatolia. Gülen também é acusado de liderar uma organização "terrorista", segundo uma cópia do documento divulgado pela imprensa turca.

Quase 30 pessoas - entre jornalistas, policiais, roteiristas e diretores - foram detidos no fim de semana passado para interrogatórios, por supostos vínculos com Gülen.

Erdogan defendeu a detenção de jornalistas como parte da investigação e afirmou que alguns deles exercem a profissão como uma"máscara", para acobertar outras atividades. As detenções foram criticadas pela União Europeia (UE).

"A Turquia não é o porteiro da UE", disse Erdogan no discurso. Ele também ironizou a rapidez com que a UE criticou a Turquia, ao contrário dos "50 anos que a Turquia espera" para ser membro da União Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação