Mundo

Grupo de 800 imigrantes é encontrado em navio abandonado na Itália

Segundo a ONU, pelo menos 3.400 imigrantes morreram este ano nas águas do Mediterrâneo

Agência France-Presse
postado em 20/12/2014 18:53
Agentes da Guarda Costeira italiana socorreram, neste sábado, no litoral da Sicília, cerca de 800 imigrantes, principalmente sírios, a bordo de um cargueiro abandonado pela tripulação, informou a imprensa local. O cargueiro de 70 metros saiu da Turquia e estava a 100 milhas (185 km) da ilha italiana da Sicília (ao sul), quando os imigrantes, incapazes de dirigir o barco, entraram em contato com as autoridades italianas hoje pela manhã por um telefone via satélite.

[SAIBAMAIS]Apesar do mar agitado, os socorristas conseguiram subir na embarcação, que continuava avançando a pelo menos seis nós (11 km/h), e levaram-na para um porto siciliano. Os agentes classificaram como "criminosa" a conduta dos traficantes, que deixaram o barco no piloto automático, e poderiam ter causado uma colisão, ou outro tipo de acidente.

Desde o verão (boreal) de 2013, a Itália recebe um número cada vez maior de imigrantes em situação ilegal pelo mar. Foram pelo menos oito mil no primeiro semestre de 2013, e 35 mil, no segundo, enquanto no primeiro semestre de 2014 esse número chegou a quase 65 mil pessoas. O total estimado para 2014 é de mais de 160 mil imigrantes, o que significa uma média de 400 pessoas por dia.

A viagem é bastante perigosa. Segundo a ONU, pelo menos 3.400 imigrantes morreram este ano nas águas do Mediterrâneo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação