Mundo

Casa Real expressa "respeito à independência" do Poder Judiciário

O juiz José Castro, de Palma de Mallorca, determinou a abertura de julgamento oral contra a infanta Cristina, seu marido Iñaki Urdangarin e outras 15 pessoas

Agência France-Presse
postado em 22/12/2014 10:37
Madri - A Casa Real espanhola expressou nesta segunda-feira (22/12) "respeito absoluto" à independência do Judiciário, depois do anúncio de que um juiz determinou julgamento da infanta Cristina, irmã do rei Felipe VI, por dois delitos fiscais. "A Casa Real expressa seu respeito absoluto à independência do Poder Judiciário", afirmou um porta-voz.

O juiz José Castro, de Palma de Mallorca, determinou a abertura de julgamento oral contra a infanta Cristina, seu marido Iñaki Urdangarin e outras 15 pessoas, ao fim de uma instrução de quatro anos por um caso de corrupção. O magistrado considera a irmã do rei Felipe VI "cooperadora necessária em dois delitos contra a Fazenda Pública" cometidos por seu marido, um dos principais acusados no caso, ao lado de seu ex-sócio Diego Torres.



A Casa Real já havia demonstrado respeito às decisões judiciais em outros momentos da instrução, como quando a infanta foi convocada a depor ao juiz Castro em fevereiro. A infanta Cristina não participa mais dos atos oficiais da Família Real e não compareceu à proclamação de Felipe como rei.

Segundo a imprensa espanhola, o monarca teria tentado nas últimas semanas convencer a irmã a renunciar aos direitos dinásticos como sexta na linha de sucessão ao trono.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação