Mundo

China falha em tentativa de bloquear reunião na ONU sobre Coreia do Norte

A Coreia do Norte é criticada por várias nações ocidentais, principalmente os Estados Unidos, por casos de violações dos direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 22/12/2014 19:16
Nações Unidas- A China fracassou nesta segunda-feira (22/12) na tentativa de bloquear uma reunião inédita do Conselho de Segurança da ONU para revisar as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte.

Única aliada de Pyongyang, Pequim ficou em minoria, durante a votação de um procedimento que permitirá a reunião, avalizada por onze votos a favor e dois contra (China e Rússia), além de duas abstenções (Chade e Nigéria), entre os 15 países-membro.

Ao celebrar a votação, o embaixador chinês na ONU, Liu Jieyi, argumentou que o tema não era de responsabilidade do Conselho. O diplomata avaliou, ainda, que o Conselho "deveria se abster de qualquer iniciativa que pudesse provocar uma escalada das tensões".

A Coreia do Norte é criticada por várias nações ocidentais, principalmente os Estados Unidos, por casos de violações dos direitos humanos. Além disso, Washington acusa Pyongyang de ter praticado um amplo ataque cibernético contra os estúdios Sony Pictures, na Califórnia.



O país asiático já tinha sido alvo de sanções internacionais, motivadas por seus mísseis balísticos e testes nucleares, mas esta é a primeira vez que o Conselho de Segurança se reúne para discutir o tema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação