Mundo

Morre, aos 97 anos, o cientista político francês Maurice Duverger

Notável no campo da ciência política francesa, este jurista, apaixonado pela análise e os comentários, escreveu cerca de trinta obras

Agência France-Presse
postado em 22/12/2014 20:22
O cientista político francês Maurice Duverger, especialista em direito constitucional e ex-deputado europeu, morreu aos 97 anos, anunciou sua família.

Notável no campo da ciência política francesa, este jurista, apaixonado pela análise e os comentários, escreveu cerca de trinta obras.

Professor antigo da Universidade da Sorbonne, em Paris, ele dirigiu estudos e pesquisas na fundação francesa para as ciências políticas.

Nascido em 5 de junho de 1917, Duverger foi eleito deputado europeu (1989-94) pelo Partido Comunista Italiano (PCI).



Foi colaborador do jornal Le Monde a partir de 1946, do semanário l;Express (1954-65) e do Nouvel Observateur. Também escreveu para os jornais espanhol El País e italiano Corriere della Sera.

Seus livros foram traduzidos para cerca de 20 idiomas.

Além de manuais de ensino superior, publicou várias obras como "Regimes Políticos" (1965).

Antes da instauração da V República na França, em 1958, Duverger já defendia o sistema presidencial, que favorece o dualismo direita-esquerda e a alternância, uma condição necessária, segundo ele, para que a democracia deixe de ser uma "democracia sem o povo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação