Mundo

Candidato presidencial grego descarta apoio do Aurora Dourada

Dimas desmente assim as especulações da imprensa grega sobre a possibilidade de que os deputados do partido de extrema direita sejam decisivos

Agência France-Presse
postado em 24/12/2014 13:40
Atenas - Após o segundo fracasso do parlamento grego para eleger o presidente da República, o candidato do governo, Stavros Dimas, afirmou nesta quarta-feira (24/12) que não aceitará ser eleito com os votos do partido Aurora Dourada.

Dimas desmente assim as especulações da imprensa grega sobre a possibilidade de que os deputados do partido de extrema direita sejam decisivos para a votação final para a presidência, na próxima segunda-feira.

Os rumores surgiram depois que o candidato da coalizão de direita e socialistas não conseguiu reunir na terça-feira, pela segunda vez consecutiva, os 200 votos necessários para obter a maioria no parlamento de 300 assentos.

Se os 16 votos dos atuais deputados do Aurora Dorada se somassem aos 168 conseguidos na terça-feira, Dimas obteria a maioria de 180 votos requeridos na segunda votação, e o governo conservador de Antonis Samaras evitaria a dissolução do parlamento, com a convocação de eleições antecipadas.

Leia mais notícias em Mundo

Os interessados, contudo, descartaram essa possibilidade. "Como respeito as instituições democráticas, não aceitarei ser eleito com os votos do Aurora Dourada", declarou Dimas.

O líder do partido de extrema direita, Nikos Michaloliakos, na prisão há um ano junto com a metade dos deputados do partido após o assassinato de um músico por um de seus militantes, se negou a apoiar o candidato do governo. Nas novas eleições, o partido de esquerda radical anti-austeridade, Syriza, é apontado como o favorito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação