Mundo

Pais de estudantes mexicanos desaparecidos expressam dor no Natal

Os pais e mães dos jovens ficaram parados a alguns metros da entrada da residência oficial do presidente Enrique Peña Nieto

Agência France-Presse
postado em 25/12/2014 08:55

Os pais e mães dos jovens ficaram parados a alguns metros da entrada da residência oficial do presidente Enrique Peña Nieto

Sob uma forte chuva, pais dos 43 estudantes mexicanos provavelmente mortos em um massacre há quase três meses, se reuniram na noite de 24 de dezembro perto da residência do presidente Enrique Peña Nieto para destacar que nunca deixarão de procurar os filhos.

"Estamos aqui para dar uma lição de força, para mostra que jamais deixaremos de buscá-los, mesmo que sozinhos, já que o governo não conseguiu encontrá-los, apesar de ter os recursos para fazer isto", disse à AFP Felipe De la Cruz, pai de um dos estudantes.

Os pais e mães dos jovens ficaram parados a alguns metros da entrada da residência oficial com grandes fotografias dos estudantes.

Dezenas de policiais impediram a aproximação da residência oficial Los Pinos, que tem 56.000 metros quadrados.

Leia mais notícias em Mundo


"Você esta em sua casa tranquilo, festejando o Natal, comendo, mas nós, como pais e mães de família, estamos sofrendo por nossos filhos. Foram policiais que os levaram", afirmou em um rápido discurso a mãe de José Eduardo Bartolo, de 19 anos, um dos estudantes da escola rural de Ayotzinapa (estado de Guerrero, sul).

"Os desaparecidos... todo o sangue derramado neste país, tudo é sua culpa", completou, em uma mensagem ao presidente Peña Nieto, que se reuniu apenas uma vez com os pais dos jovens.

Em 30 de outubro, Peña Nieto prometeu redobrar os esforços para procurar os estudantes.

Os jovens desapareceram em 26 de setembro em Iguala (Guerrero), a 200 km da Cidade do México, depois que foram alvos de tiros de policiais locais corruptos.

A investigação do Ministério Público - baseada em declarações de criminosos detidos - indica que os policiais entregaram depois os jovens ao cartel ;Guerreros Unidos;, que teria assassinado e incinerados os corpos.

Mas até o momento, apenas um corpo foi identificado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação