Mundo

Polícia israelense prende 24 pessoas envolvidas em casos de corrupção

Milhões de shekels de recursos públicos foram transferidos ilegalmente para associações ligadas ao partido Israel Beitenu

Agência France-Presse
postado em 25/12/2014 08:58
A polícia israelense prendeu 24 pessoas envolvidas em casos de corrupção, várias delas integrantes do partido ultranacionalista do ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman, a apenas três meses das eleições.

De acordo com a polícia, milhões de shekels de recursos públicos foram transferidos ilegalmente para associações ligadas ao partido Israel Beitenu em troca da nomeação de pessoas próximas aos suspeitos para cargos do setor público.

[SAIBAMAIS]A operação pode representar um duro golpe para o partido de Lieberman, Israel Beitenu, que tem 13 deputados em um total de 120 no atual Parlamento.

Segundo uma pesquisa divulgada pela rádio militar, 40% dos eleitores do Israel Beitenu afirmam que não têm certeza se votarão no partido depois do escândalo.

Leia mais notícias em Mundo

Entre as pessoas envolvidas no caso está a vice-ministra do Interior, Faina Kirschenbaum, que foi interrogada durante sete horas pela polícia. Sua filha Ronit permanecerá detida até domingo.

Também foi detido o diretor da campanha eleitoral do Israel Beitenu e o ex-ministro do Turismo, Stas Mesezhnikov, entre outras personalidades do partido.

Lieberman disse que vai aguardar o fim da investigação para reagir. O chefe da diplomacia já se viu envolvido em casos judiciais, que atribuiu a uma campanha de fúria contra ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação