Mundo

Ebola é assunto de segurança nacional, diz cientista que descobriu vírus

Piot defende criação de equipes bem treinadas no Reino Unido e na Europa

Agência France-Presse
postado em 26/12/2014 08:48
Londres, Reino Unido - A Europa será vulnerável se não considerar os vírus como um assunto de segurança nacional, como acontece nos Estados Unidos, afirmou o microbiologista que descobriu o Ebola. Em entrevista ao jornal britânico The Independent, Peter Piot defendeu "equipes bem treinadas" no Reino Unido e na Europa, com experiência em todo o mundo e preparadas para a mobilização.

Apesar de críticas, Piot considera que agora os

[SAIBAMAIS]Piot, que acaba de retornar de uma visita aos centros de tratamento de Serra Leoa, chamou de "força formidável" os Centros para o Controle de Doenças dos Estados Unidos. "Não temos este serviço de inteligência para epidemias e você não quer depender de informação procedente dos Estados Unidos. Isto é um assunto de segurança nacional", completou.



Apesar das críticas ao atraso na resposta local e internacional à epidemia na África Ocidental, Piot considera que agora os "esforços estão dando frutos". "Existe uma oportunidade para assegurar que esta é a última epidemia de Ebola", afirmou o cientista belga, que foi um dos primeiros a identificar o vírus em 1976.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na segunda-feira que mais de 7.500 pessoas morreram em consequência do vírus Ebola, a maioria na Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação