Mundo

Coreia do Norte chama Obama de 'macaco' em polêmica sobre filme

A Comissão Nacional de Defesa (CND) norte-coreana acusou os EUA de perturbar o funcionamento da internet nos meios de comunicação da Coreia do Norte

Agência France-Presse
postado em 27/12/2014 08:55
A Coreia do Norte chamou neste sábado o presidente americano, Barack Obama, de macaco, por incitar, segundo o país, a divulgação do polêmico filme "A Entrevista" sobre a morte fictícia do líder norte-coreano, e ameaçou com um "golpe demolidor irreparável".

A poderosa Comissão Nacional de Defesa (CND) norte-coreana também acusou os Estados Unidos de perturbar o funcionamento da internet nos meios de comunicação da Coreia do Norte.

O país sofreu apagões da internet nesta semana, o que provocou especulações sobre um ciberataque lançado pelas autoridades americanas em resposta aos ataques informáticos contra a Sony Pictures - estúdio cinematográfico responsável pela comédia "A Entrevista" - atribuídos por Washington a Pyongyang.



[SAIBAMAIS]A CND acusou Obama de encorajar as salas a projetar este longa-metragem durante o dia de Natal. A Sony havia cancelado inicialmente sua distribuição depois que as principais cadeias de cinemas dos Estados Unidos se negaram a transmiti-lo, após as ameaças lançadas por hackers contra os espectadores.

"Obama com a cara de um macaco que vive nas florestas tropicais é indiscreto sempre em palavras e ações", afirmou o porta-voz do departamento de Política da CND em um comunicado publicado pela agência oficial norte-coreana KCNA.

"Se (os Estados Unidos) seguirem recorrendo à arrogância, ao despotismo e às arbitrariedades ao estilo norte-americano, a política em decadência de seu próprio país sofrerá o golpe demolidor irreparável", disse o porta-voz.

O responsável norte-coreano acusou Washington de responsabilizar a Coreia do Norte pelo ataque contra a Sony "sem ter provas" e reiterou a condenação de Pyongyang à comédia, classificada como "um meio de agitação terrorista produzido sob a participação dos políticos de alto escalão da administração americana".

Em sua estreia, o longa-metragem, projetado em 300 cinemas, em sua maioria independentes, ganhou um milhão de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação