Mundo

Presidente de Belarus destitui primeiro-ministro

Mikhail Myasnikovich, em funções desde dezembro de 2010, foi substituído pelo chefe do gabinete presidencial

Agência France-Presse
postado em 27/12/2014 12:51
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, destituiu seu primeiro-ministro em um contexto de crise econômica provocada pela queda do rublo na Rússia.

Mikhail Myasnikovich, em funções desde dezembro de 2010, foi substituído pelo chefe do gabinete presidencial, Andrei Kobiakov, informou a presidência.

Lukashenko também destituiu o chefe do banco central e dois ministros de Economia e Indústria, entre outros funcionários de alto escalão, acrescentou a fonte.



O rublo bielorrusso não depende oficialmente da moeda russa, que se depreciou muito nos últimos meses.

Mas Belarus tem fortes vínculos econômicos com Moscou e está muito exposta a qualquer abalo na economia de seu vizinho, como a provocada pelas sanções ocidentais e pela queda dos preços do petróleo.

"O país precisa de reformas econômicas profundas. Em vez de realizá-las, ele (o presidente) limita-se a trocar autoridades", declarou à AFP um analista político independente, Alexei Korol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação