Mundo

Turco que tentou matar João Paulo II deixa flores em seu túmulo

Antigo militante de um grupo de extrema direita turco, Agca, tentou assassinar o papa no dia 13 de maio de 1981

Agência France-Presse
postado em 27/12/2014 16:02
Mehmet Ali Agca, o turco que tentou matar o papa João Paulo II em 1981, depositou flores no túmulo do pontífice neste sábado, no Vaticano.

"Pôs flores no túmulo de João Paulo II. Creio que seja o suficiente", declarou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, ao jornal La Repubblica.

"Vim hoje porque o dia 27 de dezembro é o de meu encontro com o papa", declarou Agca, referindo-se à visita que o pontífice havia feito à sua cela na Itália, há 31 anos, apenas dois anos após o atentado.

Antigo militante de um grupo de extrema direita turco, Agca, na época com 23 anos, tentou assassinar o papa João Paulo II no dia 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro, em Roma, ferindo-lhe gravemente no abdômen.

Os motivos de seu ato nunca foram revelados.



Agca chegou neste sábado à Roma e se apresentou à polícia para declarar sua intenção de visitar o túmulo do pontífice.

"Senti a necessidade de fazer este gesto", disse à polícia, segundo a agência de informação Ansa.

Agca pediu um encontro com o papa Francisco quando o pontífice visitou a Turquia no mês passado. Sua petição foi recusada.

Depois de 19 anos de detenção na Itália, o turco foi extraditado em 2000 para seu país, onde esteve preso pelo assassinato de um jornalista, Abdi Ipekçi, dois assaltos a mão armada e uma fuga da prisão - delitos que cometeu nos anos 1970. Foi libertado em 2010.

Por várias vezes sua saúde mental foi questionada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação