Mundo

Curdos passam Estado Islâmico e controlam mais de 60% de Kobane

"O EI se retirou, inclusive, das zonas fora do controle curdo por medo das minas", informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos

Agência France-Presse
postado em 27/12/2014 17:26
Os combatentes curdos assumiram o controle de "mais de 60%" da cidade de Kobane, assediada pelo grupo Estado Islâmico (EI) há mais de três meses, informaram neste sábado uma ONG e militantes locais.

A cidade curda do norte da Síria, na fronteira com a Turquia, se converteu no símbolo da luta contra o Estado Islâmico, que chegou a controlar mais da metade de Kobane após a ofensiva lançada em 16 de setembro.

Apoiadas por ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, "as forças curdas controlam agora mais de 60% da cidade", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"O EI se retirou, inclusive, das zonas fora do controle curdo por medo das minas", informou Rahman.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]Um militante curdo de Kobane, Mustafah Ebdi, informou à AFP que Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG, milícia que defende Kobane) "avançaram em toda a linha de frente em direção ao leste na última semana".

Os extremistas se retiraram da zona do quartel-general das YPG, no norte da cidade, e dos bairros do sul e do centro de Kobane, segundo o OSDH.

Há dois dias, a milícia curda chegou ao prédio da prefeitura, que está completamente destruído pelos combates, explicou Edbi.

"O avanço dos curdos foi possível - em grande parte - pelas incursões aéreas da coalizão", destacou o militante. "Os jihadistas estão cavando túneis após o fracasso de sua tática com carros-bomba e ataques suicidas".

A coalizão liderada pelos Estados Unidos atingiu o Estado Islâmico com 39 ataques aéreos entre quinta e sexta-feira, incluindo contra várias posições em Kobane, segundo o Pentágono.

As incursões aéreas em Kobane, conhecida como Ain al-Arab em árabe, destruíram 17 posições de combate do grupo islâmico, assim como prédios, armazéns e veículos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação