Mundo

Milhares de motoristas bloqueados pela neve nos Alpes franceses

A falta de correntes nos carros junto à nevasca e à chuva gelada provocaram o caos nas estradas

Agência France-Presse
postado em 28/12/2014 09:55
Na manhã deste domingo, o centro nacional francês de informação rodoviária ainda indicava perturbações e circulação lenta na zona dos Alpes

Paris
- Cerca de 15.000 pessoas passaram a madrugada deste domingo em centros de acolhida de urgência nos Alpes franceses devido à intensa nevasca que paralisou as estradas, indicaram as autoridades locais.

"Não temos estimativas sobre as outras pessoas que dormiram em seus carros", disse à AFP um porta-voz da prefeitura do departamento francês de Saboya.

A falta de correntes nos carros junto à nevasca e à chuva gelada provocaram o caos nas estradas, em um fim de semana no qual milhares de pessoas se deslocam por toda a França para ir esquiar. "Levamos 10 horas para percorrer 130 quilômetros", explicou Kévin Clavel, um motorista bloqueado na estrada por volta da 01h00, hora local.

Leia mais notícias em Mundo


Segundo a prefeitura, a maioria das pessoas, muitas delas que iam ou voltavam de férias, puderam ser acolhidas em centros de urgência, que alcançaram quase 100% de ocupação.

No total, foram abertos 83 abrigos em Saboya, nos Altos Alpes e Alta Saboya, informou Alain Vidalies, ministro do Transporte, à rádio Europe 1.

Na cidade de Albertville, muitas pessoas que passaram a noite em um dos centros de acolhida pegaram novamente a estrada por volta das 05h00 locais para se dirigir às estações de esqui.

"Enfim, férias", exclamou uma família parisiense com olhos inchados pelo cansaço, explicando que levaram oito horas para chegar da capital àquela localidade.

Na manhã deste domingo, o centro nacional francês de informação rodoviária ainda indicava perturbações e circulação lenta na zona dos Alpes. Enquanto isso, nas estações de esqui, os profissionais não escondiam seu entusiasmo.

"Nevou por toda noite aqui em Courchevel e continua nevando. É uma felicidade, um presente dos céus", dizia no sábado o deputado dessa localidade de Saboya, Gilbert Blanc-Tailleur.

Na Áustria, os esquiadores também suspiravam aliviados diante da imensa cobertura de neve branca que cobria as montanhas pela manhã.

Na Suíça, no entanto, a abundância de neve causa preocupação pelo risco de avalanches. O Instituto de Estudo da Neve alertou para um risco de 4 sobre 5 nas estações de Sierre, Montana e Champéry.

A neve recém caída e arrastada pelo vento acumulou-se em certas partes da montanha, o que poderia provocar avalanches a qualquer momento, explicou o instituto, que desaconselha a prática do esporte fora da pista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação