Mundo

Sem notícias da aeronave, buscas por avião da AirAsia são suspensas

As forças aéreas indonésias passaram horas buscando o Airbus A320-200, que transportava 155 passageiros, entre eles 16 crianças e um bebê, e sete membros da tripulação

Agência France-Presse
postado em 28/12/2014 10:23
Jacarta - As operações de busca do avião da companhia malaia AirAsia, desaparecido quando fazia o trajeto entre Indonésia e Cingapura no sábado com 162 pessoas a bordo, foram suspensas neste domingo, sem que até o momento haja notícias da aeronave.

"Concluímos as buscas às 17h30 (08h30 de Brasília) porque estava anoitecendo. O tempo não estava muito bom e estava ficando muito nublado", declarou o responsável do ministério indonésio de Transportes, Hadi Mustofa.

"Amanhã retomaremos os trabalhos às 07h00 ou até mesmo antes se o tempo estiver bom", acrescentou.

As forças aéreas indonésias passaram horas buscando o Airbus A320-200, que transportava 155 passageiros, entre eles 16 crianças e um bebê, e sete membros da tripulação, indicou o diretor-geral da aviação civil indonésia, Djoko Murjatmodjo.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS] A companhia aérea informou que no voo havia 156 indonésios, três sul-coreanos, um malaio, um cingapuriano, um britânico e um francês (o co-piloto). Murjatmodjo informou que os esforços se concentravam em uma zona situada entre a ilha de Belitung e a província de Kalimantan, na parte indonésia da ilha de Bornéu, a meio caminho da trajetória do voo.

Até o momento "não pudemos detectar visualmente nenhum sinal", explicou o porta-voz das forças aéreas indonésias, Hadi Cahyanto, pouco antes de concluir os trabalhos de busca.

O Airbus, com número de voo HZ8501, decolou do aeroporto internacional Juanda de Surabaya, no leste da ilha indonésia de Java, às 05h20, e seu pouso estava previsto em Cingapura às 08h30 (22h30 de Brasília).

Jacarta perdeu o contato com a aeronave às 07h55, disse à AFP o porta-voz do ministério indonésio de Transportes, J.A. Barata. A AirAsia indicou, por sua vez, que a aeronave estava "sob o controle do serviço de controle de tráfego aéreo da Indonésia" quando desapareceu.

"O avião (...) solicitou um desvio devido às condições meteorológicas", declarou a companhia malaia em sua página no Facebook.

Segundo um comunicado da direção da aviação civil de Cingapura, o contato foi perdido no espaço aéreo indonésio, "200 milhas náuticas (350 quilômetros) a sudeste da fronteira entre as regiões de informação de voo de Jacarta e Cingapura".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação