Mundo

Equipe encontra uma pessoa morta em ferry incendiado entre Grécia e Itália

O nome e a nacionalidade do homem morto não foram revelados

Agência France-Presse
postado em 28/12/2014 16:08
Um grego morreu neste domingo em um ferry atingido por um incêndio no canal de Otranto, entre Grécia e Itália, em meio a uma difícil operação de resgate dos 478 passageiros e tripulantes a bordo, anunciou o ministério grego da Marinha Mercante e do Mar

Um oficial informou que o corpo do grego foi recolhido por um barco patrulha para ser levado ao porto italiano de Brindisi, enquanto prosseguem os trabalhos de resgate, dificultados por péssimas condições climáticas.

O passageiro grego morreu quando escorregou e caiu na água com sua esposa. A mulher foi resgatada com vida e também seguiu para Brindisi.

[SAIBAMAIS]Por volta das 18H30 GMT (16H30 Brasília), apenas 165 dos 478 passageiros e tripulantes a bordo do ferry haviam sido resgatados, mas a companhia de navegação grega Anek afirmou que a situação "está sob controle".

"Há apenas fumaça (...) e vários barcos estão tentando se aproximar do ;Norman Atlantic; para resgatar os passageiros por meio de cabos".

O ferry de bandeira italiana fretado pela Anek realizava o trajeto entre a cidade grega de Patras e a italiana Ancona.

A Marinha italiana revelou que o rebocador Marietta Barretta atracou no ferry, o que permitiu estabilizar o barco e acelerar a retirada das pessoas a bordo.

Um passageiro grego, Nikos Papatheodossiou, revelou ao canal de TV Mega que o ferry já estava sendo rebocado: "avançamos a duas ou três milhas por hora, mas há muita fumaça, não sabemos por quanto tempo vamos aguentar aqui".

Leia mais notícias em Mundo


Segundo Papatheodossiou, todas as crianças a bordo (cerca de 40) foram evacuadas.

O ministro grego do Mar, Miltiadis Varvitsiotis, confirmou que o ferry estava sendo rebocado pelos italianos, mas que ignorava seu destino.

Posteriormente, a Anek informou que a operação de reboque foi interrompida por um problema no cabo.

Uma grande operação de salvamento - que reúne barcos gregos e italianos e helicópteros - trabalhou em condições muito difíceis pela manhã, com ventos de 10 na escala de Beaufort (até 12), chuvas torrenciais, granizo e vagas de seis metros de altura, mas a situação melhorou durante a tarde.

A Marinha italiana enviou ao local três helicópteros, dois rebocadores equipados com dispositivos contra incêndios e quatro barcos patrulha, tendo o navio italiano "Europa" à frente das operações de salvamento.

Duas embarcações gregas de emergência também foram enviadas para socorrer o ferry.

"Incêndio e mar agitado"
O ferry partiu do porto de Peloponeso no sábado por volta das 15h30 GMT (13h30 de Brasília), depois fez escala em Igumenitsa (norte da Grécia) e deveria chegar a Ancona neste domingo às 15h30 GMT (13h30 de Brasília).

No entanto, por volta das 02h00 GMT deste domingo (00h00 de Brasília), quando estava no canal de Otranto, perto da pequena ilha de Othonoi, lançou um pedido de socorro devido a um incêndio a bordo, na garagem.

A bordo viajavam principalmente gregos (268), turcos (54), italianos (44), albaneses (22), alemães (18), suíços (10) e franceses (9), mas também havia russos, austríacos, britânicos e holandeses.

O jornalista grego Angelos Moschovas declarou à rede de televisão Mega TV que os rebocadores conseguiram "lançar água no ferry, o que ajudou a controlar as chamas". Os barcos de salvamento lançaram escadas aos passageiros para retirá-los e os helicópteros também resgataram pessoas presas, retirando de duas em duas.

Alguns passageiros que conversaram por telefone com os meios de comunicação gregos se mostraram menos assustados com o fogo, informando sobre chamas "que diminuem", do que por sua perigosa situação em meio ao mar agitado.

"Todos estamos na ponte, estamos molhados, temos frio, tossimos por causa da fumaça, há mulheres, crianças e idosos", indicou ao mesmo canal com voz cansada um passageiro, Giorgos Styliaras.

"Nossos sapatos começaram a derreter na cabine de recepção", declarou à televisão Mega outro passageiro.

O "Norman Atlantic", propriedade da empresa italiana Visemar di Navigazione, foi construído em 2009, mede 186 metros de comprimento e pode receber 492 passageiros, segundo sites especializados. Portanto, no momento do acidente estava com sua capacidade quase completa.

O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, e seu colega italiano, Matteo Renzi, estão em contato permanente, indicou a porta-voz de Samaras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação