Mundo

Comandante do Norman Atlantic saiu após navio ser totalmente esvaziado

O comandante Giacomazzi, 62 anos, esperou até que o último membro da tripulação e o último passageiro fossem resgatados por helicópteros e navios enviados pela Albânia no domingo

postado em 29/12/2014 13:38
O comandante do ferry que pegou fogo na costa da Albânia e deixou sete mortos só deixou a embarcação após a evacuação total dos 478 passageiros e membros da tripulação - anunciou a marinha italiana. "Às 14H50 (10H50 horário de Brasília), o comandante Argilio Giacomazzi abandonou o barco", informou a Guarda-Costeira italiana por meio de sua conta no Twitter.

A atitude do comandante, que ficou acompanhado apenas de quatro oficiais da marinha militar enquanto a embarcação pegava fogo, deve dar novos ares à marinha italiana.

O prestígio da marinha da Itália foi fortemente abalado por um outro comandante, Francesco Schettino, apelidado de "capitão covarde" por ter abandonado o navio Costa Concordia, que naufragou ao lado de uma ilha da Toscana no início de 2013, enquanto os passageiros ainda eram resgatados. O acidente deixou 32 mortos.

[SAIBAMAIS]O comandante Giacomazzi, 62 anos, esperou até que o último membro da tripulação e o último passageiro fossem resgatados por helicópteros e navios enviados pela Albânia no domingo. "Estou certa de que meu pai cumpriu e cumpre sempre com seu dever", disse a filha do capitão, Giulia.

O balanço atual do incêndio é de sete mortos após a descoberta de outros dois corpos, segundo a marinha italiana. "Descobrimos dois corpos, totalizando sete mortes", disse a Guarda-Costeira italiana no Twitter. O balanço anterior era de cinco mortos.

O fogo foi declarado na madrugada de domingo na área reservada aos veículos da embarcação, assolada por fortes ventos e ondas. Os passageiros, muitos deles italianos e turcos, haviam partido do porto grego de Patras (sudoeste) rumo a Ancona (leste da Itália).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação