Mundo

Cuba prende dissidentes para impedir manifestação

Ativistas denunciaram que ao menos doze dissidentes foram detidos ou postos sob prisão domiciliar para impedir a manifestação artística no coração político de Cuba

Agência France-Presse
postado em 30/12/2014 22:23
As autoridades cubanas detiveram ou colocaram sob prisão domiciliar nesta terça-feira vários dissidentes para impedir a realização de uma manifestação pública convocada pela artista Tania Bruguera na emblemática Praça da Revolução de Havana.

Ativistas denunciaram que ao menos doze dissidentes foram detidos ou postos sob prisão domiciliar para impedir a manifestação artística no coração político de Cuba, mas não souberam informar o destino de Bruguera, que não apareceu na Praça no horário previsto, às 15H00 local (18H00 Brasília).

"Dizem que ela foi detida, mas não temos como verificar isto", revelou à AFP o dissidente Elizardo Sánchez, líder da tolerada Comissão Cubana de Direitos Humanos.


"Há muitos detidos e outros em prisão domiciliar" para impedir sua participação no protesto, afirmou Sánchez, acrescentando que há "dez nomes verificados" na prisão.

Nos últimos anos, dissidentes detidos nesta situação foram libertados poucas horas depois.

Bruguera, 46 anos, convocou os cubanos para se expressar livremente sobre o futuro da Ilha.

Segundo o portal de notícias 14ymedio, da blogueira opositora Yoani Sánchez, a artista estaria em prisão domiciliar e seu marido, Reinaldo Escobar, teria sido preso com o dissidente Eliecer Avila.

Bruguera - que mora alternativamente em Cuba, Estados Unidos e França - promoveu sua atividade através das redes sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação