Mundo

Cuba mantém em 2014 récorde de baixa mortalidade infantil

Os serviços de saúde são gratuitos na ilha, e são um dos trunfos do governo comunista

Agência France-Presse
postado em 03/01/2015 16:59
Cuba manteve em 2014 a mais baixa taxa de mortalidade infantil, 4,2 por 1.000 nascidos vivos, já obtida no país, a mesma conseguida no ano passado - informou neste sábado o jornal oficial Granma.

[SAIBAMAIS]"Cuba terminou 2014 mantendo em 4,2 por mil nascidos vivos a taxa de mortalidade infantil, alcançada no final de 2013 e até agora a mais baixa de sua história, colocando-se entre as primeiras nações do mundo com menor indicador", disse o jornal.

Os serviços de saúde são gratuitos na ilha, e são um dos trunfos do governo comunista - apesar da deterioração das instalações hospitalares nos últimos anos, consequência da crise econômica.

O jornal ressalta que o baixo índice é resultado "de ações do Programa Materno Infantil e do Programa do Médico e da Enfermeira da família, conquistas de uma sociedade que protege sua infância e que não escapa dos efeitos do embargo imposto a Cuba por mais de 50 anos pelos Estados Unidos".

Leia mais notícias em Mundo

Há quatro anos, as autoridades começaram um programa de ajuste do sistema sanitário às difíceis condições econômicas, tratando de concentrar recursos e tornar seu uso mais eficiente.

"Foram fatores contribuintes o desenvolvimento alcançado pelos serviços de cuidados perinatais e cuidados intensivos pediátricos e neonatais, a consolidação da rede cardiopediátrica e o aperfeiçoamento da cirurgia neonatal", disse ao Granma o pediatra Roberto Álvarez, chefe do departamento do Programa Materno Infantil no ministério da Saúde Pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação