Mundo

Atentado contra revista francesa deixa ao menos 12 mortos em Paris

Testemunhas informaram que ao menos dois homens armados com fuzis invadiram o local

postado em 07/01/2015 09:27

[FOTO361912]

Paris - Homens invadiram o escritório da revista francesa Charlie Hebdo, em Paris, e mataram ao menos 12 pessoas, entre elas, dois policiais. Outras quarto estão em estado grave no hospital da região. Segundo informações de agências internacionais, os homens que atacaram a revista gritaram: "Vingamos o Profeta", em referência a Maomé, alvo de uma charge publicada há alguns anos pela revista, o que provocou revolta no mundo muçulmano.

Homens armados em frente a sede da revista

Testemunhas informaram aos jornais locais que os supeitos estavam encapuzados, portavam fuzis e lança-foguetes. Após a entrada dos homens na revista, os moradores ouviram vários tiros. Ao abandonar o prédio, os agressores atiraram contra um policial, atacaram um motorista e atropelaram um pedestre com o carro roubado. "Ouvi disparos, vi pessoas encapuzadas que fugiram em um carro. Eram pelo menos cinco", disse Michel Goldenberg, que tem um escritório vizinho na rua Nicolas Apert, onde fica a sede da revista.

[SAIBAMAIS]O presidente François Hollande foi até a sede da revista e convocou uma reunião de crise no palácio presidencial. As autoridades também anunciaram que a região parisiense foi colocada em estado de alerta máximo. O presidente francês classificou o ato como "atentado terrorista de uma barbárie excepcional".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, condenou o ataque e expressou solidariedade à França na luta contra o terrorismo. "Os assassinatos em Paris são revoltantes. Estamos ao lado do povo francês na luta contra o terrorismo e na defesa da liberdade de imprensa", declarou Cameron.

A Casa Branca apressou-se em condenar "nos termos mais enérgicos" o atentado contra a revista francesa.
"Todos na Casa Branca estão junto às famílias daqueles que foram mortos ou feridos neste ataque", declarou o porta-voz Josh Earnest. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também condenou o que chamou de "um ato intolerável, uma barbárie".




A revista satírica é conhecida por abordar temas polêmicos. Em novembro de 2011, o veículo publicou uma charge do profeta Maomé. O desenho fazia parte de um número especial sobre as primeiras eleições na Tunísia, após a destituição do presidente Zine el Abidine Ben Ali, vencidas pelo partido islâmico Ennahda. Na charge, o profeta Maomé era o ;redator principal;.

Um dia depois da publicação, a sede revista foi alvo de um incêndio criminoso. Antes do atentado, nesta quarta-feira (7/1), a Charlie Hebdo publicou em seu Twitter um desenho do líder do grupo militante Estado Islâmico, Abu Bakr al- Baghdadi.

Líder do grupo militante Estado Islâmico, Abu Bakr al- Baghdadi

Com informações da AFP.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação