Mundo

Cartunista Ique ao Correio: "Eles mataram a seleção mundial do cartum"

Criador do boneco do Messi utilizado pela TV Globo durante a Copa diz que sua categoria de profissionais nunca terá a mesma liberdade

Marcos Paulo Lima
Marcos Paulo Lima
postado em 07/01/2015 17:46
[SAIBAMAIS]Entristecido e indignado com os atentados à revista Charlie Hebdo, em Paris, o cartunista Victor Henrique Woitschach, criador do Animatronic de Lionel Messi, usado na Copa, lamentou profundamente o ataque aos colegas de profissão. Em depoimento ao Correio Braziliense, Ique disse que foi assassinada a Seleção Mundial do Cartum em atividade.

[FOTO362242]
"Historicamente, este atentado representará o nosso 11 de setembro. Assim como o 11 de setembro mudou o protocolo mundial e o mundo nunca foi o mais o mesmo. Agora, o nosso segmento nunca mais terá a mesma liberdade. Por mais que se lute pela libertada de expressão, isso foi um tiro muito contundente no mundo do cartum. Porque a partir de agora as pessoas vão pensar duas vezes quando for usar a charge", lamentou.

[FOTO362244]
Ique disse ainda que as vítimas sabiam do risco, mas ainda assim preferiram não ceder ao medo. "Um dos caras que morreram disse que preferia morrer em pé do que viver ajoelhado sob as ameaças (dos terroristas). E ele só fazia o melhor do trabalho dele. Isso vai deixar um ferimento muito forte na alma do cartunista, porque não há como se defender do terrorismo. Eles mataram a seleção mundial do cartoon em atividade."

[FOTO361912]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação