Mundo

"Não sei mais quem eu sou", diz colunista da Charlie Hebdo ao Correio

Patrick Pelloux afirma que a revista satírica representa a liberdade e explica a decisão de publicar nova imagem do profeta Maomé na capa. Emocionado, diz esperar salvar o que restou, após perder oito amigos

Rodrigo Craveiro
postado em 14/01/2015 06:03

Patrick Pelloux afirma que a revista satírica representa a liberdade e explica a decisão de publicar nova imagem do profeta Maomé na capa. Emocionado, diz esperar salvar o que restou, após perder oito amigos

Patrick Pelloux, colunista da Charlie Hebdo e médico, foi um dos primeiros a chegar à sede da revista satírica, minutos após os irmãos Chérif e Said Kouachi executarem a sangue-frio 12 pessoas. Em entrevista exclusiva ao Correio, por telefone, de Paris, ele afirmou que Charlie se tornou um símbolo mundial da liberdade de imprensa e, por isso, vai manter a linha editorial. Pelloux também explicou que a capa da nova edição da revista foi feita ;pelos povos do mundo; e defendeu a troca da guerra pela cultura. ;É melhor aprendermos a beleza das coisas, aprendermos a amar;, disse. Com a voz embargada, o colunista fez um desabafo: ;Perdi oito amigos; Não sei mais quem eu sou;. No último domingo, Pelloux foi protagonista de uma das cenas mais emocionantes da Marcha Republicana, no centro de Paris, ao receber um longo abraço do presidente François Hollande.

Leia mais notícias em Mundo

De que modo a Charlie Hebdo vai reagir a esse massacre? Vocês manterão a linha editorial, inclusive com charges de Maomé?

A gente vai continuar porque não é mais apenas uma revista. A Charlie se tornou um símbolo da liberdade de imprensa, seja no Brasil, seja nos países oprimidos, nas ditaduras, como no Iraque com os terroristas. É uma revista de liberdade. Logo, é um veículo que representa a liberdade. E, consequentemente, Charlie Hebdo ultrapassa agora o fato de ser uma revista. Nós somos mais que uma simples revista. Como reagiremos? É muito difícil. Nossos amigos morreram; Dezessete pessoas morreram na França por isso. E parece que um dos terroristas atacaria uma escola, mas foi impedido pela polícia, em Montrouge (comuna situada a 4,4km de Paris). É uma coisa realmente horrível, não só para a França, mas para todos os países do mundo que se juntam a nós pela liberdade e pela amizade.

[SAIBAMAIS] A capa com o profeta já provoca críticas de várias entidades ligadas ao islã. O senhor teme que ela possa ser chamariz ao terror?
Na verdade, não fomos nós que fizemos essa capa. Foram os povos do mundo. Porque os povos do planeta se apossaram do slogan ;Je suis Charlie; para dizer: ;Eu sou algo importante, eu estou vivo, eu sou alguém de paz;. Então, nós pegamos o profeta Maomé para dizer que ele também é Charlie, que ele não quer a guerra. E nós estamos em guerra.

Onde o senhor estava quando houve o atentado?
Eu estava em uma reunião para falar do aprimoramento do serviço de emergência dos bombeiros, mais ou menos a uns 60m da revista. Eu fui o primeiro a chegar ao prédio.

O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os muçulmanos?
Eu queria dizer ao mundo que é preciso parar de fazer a guerra. É melhor sermos pessoas da cultura. É melhor aprendermos a beleza das coisas, aprendermos a amar. E isso não é fácil, pois estamos num mundo que enfrenta uma crise econômica imensa. Acho que o que aconteceu; Acho que a França ultrapassa a Europa; É preciso que consigamos transmitir uma mensagem de paz contra esses indivíduos que querem fazer uma guerra para trazer ideias da Idade Média e começar uma jihad (guerra santa) por aqui. É preciso combater isso. É preciso que todas as pessoas do planeta, estejam elas no Rio, em São Paulo, na China ou no mundo inteiro, saibam que todo o mundo é atingido.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação