Mundo

Indonésia finaliza preparativos para a execução de brasileiro condenado

Fuzilamento estava marcado para as 15h; confirmação deverá vir apenas no início da noite deste sábado pelo horário de Brasília

postado em 17/01/2015 12:05

Fuzilamento estava marcado para as 15h; confirmação deverá vir apenas no início da noite deste sábado pelo horário de Brasília

Seis pelotões de fuzilamento já estão prontos para executar as penas de morte a que foram condenados um brasileiro e mais cinco pessoas na Indonésia, segundo afirmou o procurador Muhammad Prasetyo ao jornal Kompas. Eles já foram levados para a penitenciária de Nusakambangan, onde serão mortos, na ilha de Java, às 15h, horário brasileiro. A confirmação da execução do brasileiro deve vir apenas na manhã de domingo (18/1) na Indonésia, início da noite de sábado (17/1), pelo horário de Brasília.

O brasileiro Marco Archer, que foi preso por tráfico, recebeu nesta manhã a última visita da família, além de atendimento religioso. De acordo com o clérigo Hasan Makarim, Archer está pronto para a execução.

Também deverão ser executados o malaio Namaona Denis, o holandês Ang Kiem Soei, a indonésia Rani Andriani, e o nigeriano Daniel Enemuo. A vietnamita Tran Thi Bich Hanh será executada em Boyolali, também em Java Central.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Marco foi preso ao tentar entrar na Indonésia, em 2004, com 13 quilos de cocaína escondidos dentro de uma asa delta. A droga, porém, foi descoberta pelo raio-x do Aeroporto Internacional de Jacarta. Apesar de fugir do aeroporto, Marco foi preso após duas semanas de buscas.

Para tentar evitar a execução da pena, a presidente Dilma ligou para o presidente da Indonésia, mas o apelo foi rejeitado. Segundo o Itamaraty, os esforços da diplomacia prosseguem, apesar da recusa. Se o pedido de clemência não for aceito, Archer será o primeiro brasileiro submetido à pena de morte por um Estado estrangeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação