Mundo

EI anuncia vídeo com suposta execução de um dos reféns japoneses

O governo tenta verificar as imagens, segundo as quais o segundo refém, Haruna Yukawa, teria sido morto por seus sequestradores jihadistas

Agência France-Presse
postado em 24/01/2015 13:56
Foto: Reprodução/Twitter/SITE Intel Group

Tóquio, Japão
- O governo japonês indicou na madrugada de domingo (hora de Tóquio) que está verificando um novo vídeo postado na internet anunciando a execução de um dos dois reféns japoneses nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI).

"Um novo vídeo apresentando, aparentemente, (Kenji) Goto foi postado na internet", declarou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, durante uma coletiva de imprensa pouco após a meia-noite.

Segundo as imagens do vídeo em questão, o segundo refém, Haruna Yukawa, teria sido morto por seus sequestradores jihadistas. "Nós condenamos tais atos", declarou Suga que jurou "responder duramente" a este crime.

Leia mais notícias em Mundo

Uma reunião com os principais membros do governo deve acontecer nas próximas horas sob a presidência do primeiro-ministro Shinzo Abe. Suga pediu mais uma vez a libertação imediata dos japoneses.

[SAIBAMAIS] A autenticidade deste novo vídeo ainda não foi verificada. Segundo um especialista do canal estatal NHK e outros especialistas, ele apresentaria vários pontos estranhos (filmagem incomum, ausência da "logo" do EI, nenhuma referência religiosa).

Este novo vídeo surge 36 horas após a expiração do ultimato de 72 horas lançado na terça-feira pelos islamitas do EI, que ameaçaram executar os dois japoneses a menos que recebessem um resgate de 200 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação