Mundo

Movimento Pegida leva 17 mil pessoas contra o islã às ruas da Alemanha

As cifras, divulgadas por um porta-voz da polícia, assinalam que o número de participantes caiu pela primeira vez desde o início das manifestações, em 20 de outubro

Agência France-Presse
postado em 25/01/2015 16:03
Esta é a primeira concentração do movimento Pegida desde que ameaças de atentado levaram à renúncia de seu líder
Dezessete mil manifestantes contrários ao islã reuniram-se na tarde deste domingo (25/1) em Dresden, leste da Alemanha, na primeira concentração do movimento Pegida desde que ameaças de atentado levaram à renúncia de seu líder. As cifras, divulgadas por um porta-voz da polícia, assinalam que o número de participantes caiu pela primeira vez desde o início das manifestações, em 20 de outubro.

Nascido em Dresden, o movimento foi crescendo a cada segunda-feira na cidade conservadora e burguesa da antiga RDA, até reunir 25 mil manifestantes no último dia 12. "Não fazem nada, só se instalam e vendem drogas", "Por um país soberano", "Gente honrada, rebele-se de uma vez", diziam cartazes exibidos pelos manifestantes na 13; reunião dos Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida, sigla em alemão).

Leia mais notícias em Mundo

O movimento, que se estendeu à maioria das cidades alemãs e causou polêmica, não pôde sair às ruas na última segunda-feira, por conta das ameaças de atentado recebidas por seu líder, Lutz Bachmann.

Dois dias depois, ele anunciou sua demissão, depois que a imprensa publicou uma foto sua em que imitava Adolf Hitler, e após a divulgação de insultos seus em relação aos refugiados. Kathrin Oertel, 37, assumiu a liderança do movimento.

O encontro semanal foi antecipado para hoje por causa das contramanifestações programadas para esta segunda-feira na Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação