Mundo

Partido antiausteridade lidera as eleições legislativas na Grécia

A eleição grega também dá esperanças aos partidos da esquerda radical na Europa, especialmente na Espanha

Agência France-Presse
postado em 25/01/2015 19:41
[SAIBAMAIS] O partido antiausteridade Syriza liderava neste domingo (25/1) as eleições gregas, com uma vantagem de seis pontos sobre o partido governante, após a apuração de 38,54% dos votos. O grupo de esquerda radical de Alexis Tsipras tinha 35,73% dos votos, contra os 28,8% do governante Nova Democracia, do premier conservador Antonis Samaras, informou o Ministério do Interior.

Sete partidos entrarão no parlamento, entre eles o neonazista Amanhecer Dourado, mas não está definido se o Syriza conseguirá as 151 cadeiras que lhe darão a maioria absoluta. Segundo os resultados parciais, o Amanhecer Dourado estava em terceiro lugar, com 6,39% dos votos e 17 cadeiras, à frente do To Potami, novo partido de centro-esquerda, que tinha 5,77% dos votos e 16 cadeiras.

Leia mais notícias em Mundo

Após os resultados da boca de urna, o Syriza passou a cantar vitória. "É uma vitória histórica e uma mensagem que não afeta apenas os gregos, mas também ressoa em toda a Europa e traz alívio", comemorou o porta-voz do partido, Panos Skourletis, em entrevista ao canal de TV Mega. Na sede da campanha eleitoral do partido esquerdista, no centro de Atenas, ninguém escondia a alegria pelo resultado, que levará o jovem partido e seu jovem líder ao poder na Grécia.

Os parceiros europeus do país, preocupados com a intenção do Syriza de renegociar a enorme dívida grega e desafiar os programas de austeridade impostos por Bruxelas, acompanhavam com atenção as eleições. O presidente do Banco Central alemão, Jens Weidmann, pediu ao partido que "não faça promessas ilusórias" a seus cidadãos, em entrevista ao canal de TV público ARD.

Durante a campanha, Tsipras prometeu aumentar o salário mínimo, suprimir impostos para os mais pobres e negociar a dívida externa da Grécia, que soma 300 bilhões de euros, o que representa 175% do PIB. Alexis Tsipras também declarou que não se considera vinculado às exigências do trio de credores - União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - que, em troca de ajuda financeira, impôs um plano drástico de austeridade econômica.

A eleição grega também dá esperanças aos partidos da esquerda radical na Europa, especialmente na Espanha, onde o partido Podemos, surgido a partir do movimento Occupy, tem crescido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação