Mundo

"Grécia deixou austeridade para trás", diz líder de partido vencedor

Alexis Tsipras anunciou que pretende negociar "uma nova solução, viável" para a Grécia e Europa, devido à sua dívida, que representa 175% do PIB

Agência France-Presse
postado em 25/01/2015 20:05
Alexis Tsipras, líder do partido Syriza, após vitória nas eleições legislativas
"A Grécia deixou para trás a austeridade desastrosa" e "Acabou a troika", afirmou neste domingo (25/1) o líder do partido de esquerda radical Syriza, Alexis Tsipras, após a vitória nas eleições legislativas.

"O veredito do nosso povo significa que acabou a troika", disse Tsipras, 40, referindo-se ao trio formado pelos principais credores do país. Ele anunciou que pretende negociar com os mesmos "uma nova solução, viável" para a Grécia e Europa, devido à sua dívida, que representa 175% do PIB.

Leia mais notícias em Mundo

"Os gregos falaram, e respeitamos sua decisão", disse, por sua vez, o premier Antonis Samaras, após a divulgação dos primeiros resultados parciais das eleições legislativas, que apontaram a vitória do partido opositor de esquerda radical Syriza.

"Deixo um país que está saindo da crise e é membro da União Europeia e da zona do euro. Pelo bem deste país, espero que o próximo governo mantenha estas conquistas", assinalou Samaras, líder do partido conservador Nova Democracia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação