Mundo

Estados Unidos preparam-se para "tempestade histórica" a partir de hoje

Os meteorologistas também preveem fortes nevascas, acompanhadas por ventos de 50 a 65 quilômetros por hora

Agência France-Presse
postado em 26/01/2015 09:49
O serviço de meteorologia norte-americano qualificou a tempestade que se aproxima como uma

Nova York, Estados Unidos -
Previsões de uma forte tempestade de neve levaram nesta segunda-feira os habitantes do nordeste dos Estados Unidos a lotar as lojas em busca de mantimentos, depois que o prefeito de Nova York advertiu que pode ser uma das mais fortes já vistas.

Autoridades de Boston, Nova York, Filadélfia e Washington pediram que a população permaneça em suas casas durante a tempestade, que pode provocar nevascas de até um metro em algumas zonas. "Preparem-se para algo pior do que já vimos até agora", declarou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, ao mesmo tempo em que pediu aos cidadãos que não subestimem a tempestade e permaneçam no interior de suas casas o máximo que puderem.



O prefeito também recomendou que as pessoas não peguem estradas e disse que provavelmente as escolas ficarão fechadas na terça-feira. Inquieta pelas previsões, a população se apressou em lotar os supermercados para comprar ferramentas para a neve como pás e sal para as ruas. O canal americano Weather Channel se referiu ao temporal como uma tempestade de inverno possivelmente histórica, enquanto as companhias aéreas cancelaram mais de 2.000 voos nesta segunda-feira, segundo o flightaware.com.

O presidente americano, Barack Obama, atualmente na Índia, foi informado sobre a forte queda de neve esperada no nordeste do país, principalmente de Nova York a Boston, indicou a Casa Branca. "Funcionários da Casa Branca entraram em contato com as autoridades locais ao longo da costa Leste para garantir que dispõem dos recursos necessários para se preparar e reagir imediatamente à tempestade", declarou John Earnest, porta-voz do executivo americano.

A tempestade, acompanhada de ventos violentos, provocará fortes quedas de neve no nordeste dos Estados Unidos nesta segunda e terça-feira, anunciou o instituto de meteorologia nacional, que emitiu o aviso de tempestade para Nova York e Boston até a fronteira canadense. Mais de 50 milhões de pessoas deverão ser afetadas por esta tempestade de neve, que pode paralisar os transportes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação