Mundo

FBI detém suposto espião russo em Nova York

Os outros envolvidos na suposta rede de espinoagem são Igor Sporyshev, de 40 anos, e Victor Podobnyy, de 27

Agência France-Presse
postado em 26/01/2015 18:24
O FBI deteve esta segunda-feira, em Nova York, um suposto espião russo, acusado de querer roubar informações financeiras e recrutar moradores da cidade, informaram autoridades locais.


Evgeny Buryakov, de 39 anos, foi detido no Bronx (norte), após uma denúncia judicial que envolve outras duas pessoas que não puderam ser detidas porque têm imunidade diplomática e não vivem mais nos Estados Unidos, acrescentaram as fontes.

Os outros envolvidos na suposta rede de espinoagem são Igor Sporyshev, de 40 anos, e Victor Podobnyy, de 27. Segundo a justiça, Buryakov trabalhava como agente secreto de Moscou em solo americano. "Estas acusações demonstram nosso firme compromisso no combate às tentativas de agentes secretos de reunir informação de inteligência ilegalmente e recrutar espiões nos Estados Unidos", afirmou o procurador-geral americano, Eric Holder. "Usaremos todas as ferramentas à nossa disposição para identificar e responsabilizar agentes estrangeiros que operam neste país, não importa o quanto se escondam", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação