Mundo

Jihadistas ameaçam matar em 24 horas reféns japonês e jordaniano

O vídeo, postado em sites jihadistas, mostra uma foto do refém japonês Kenji Goto segurando a foto do piloto jordaniano capturado pelo EI

Agência France-Presse
postado em 27/01/2015 13:45
Beirute, Líbano - O grupo Estado Islâmico (EI) ameaçou executar nas próximas 24 horas um refém japonês e um piloto jordaniano, se Amã não libertar uma jihadista iraquiana presa e condenada à morte, segundo um novo vídeo postado na internet nesta terça-feira (27/1). O vídeo, postado em sites jihadistas, mostra uma foto do refém japonês Kenji Goto segurando a foto do piloto jordaniano capturado pelo EI, Maaz al-Kassasbeh, com a suposta voz de Goto formulando a ameaça.

[SAIBAMAIS]A iraquiana Sajida al-Rishawi, de 44 anos, está detida em uma prisão jordaniana desde sua condenação à morte em setembro de 2006 por atos terroristas que datam de 9 de novembro de 2005. Naquele dia, três atentados suicidas, um deles cometido por seu marido, atingiram três hotéis em Amã, causando 60 mortes.



Kenji Goto, jornalista independente, foi, provavelmente, sequestrado na Síria no final de outubro. Já o piloto Maaz al-Kassasbeh teria sido capturado em 24 de dezembro após a queda de seu F-16 sobre a Síria, onde liderava ataques contra posições do EI, como parte das operações antijihadistas da coalizão internacional.

Em um vídeo postado em 20 de janeiro, o EI exigiu do governo japonês um resgate de US$ 200 milhões dentro de 72 horas para liberar Goto e outro refém japonês, Haruna Yukawa. O grupo anunciou no sábado ter executado Yukawa e exigiu a libertação da prisioneira iraquiana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação