Mundo

Parlamento ucraniano denuncia a Rússia como "Estado agressor"

O bloco de oposição pró-russo propôs aos deputados que pedissem à ONU o envio de forças de paz para o leste rebelde

Agência France-Presse
postado em 27/01/2015 14:31
O Parlamento ucraniano adotou nesta terça-feira uma resolução classificando a Rússia de "Estado agressor" e de "organizações terroristas" as repúblicas separatistas pró-russas do leste do país, chamando os ocidentais a reforçar suas sanções contra Moscou.

Um total de 271 deputados, de um mínimo requerido de 226, votaram a favor desta decisão, que insta o Ocidente a considerar como "organizações terroristas" as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e de Lugansk.

A votação ocorreu durante uma sessão extraordinária do Parlamento, convocada após uma nova escalada da violência e da intensificação dos combates no leste, onde um bombardeio matou no sábado 30 civis na cidade portuária de Mariupol.

De acordo com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), o ataque foi lançado a partir de áreas controladas pelos rebeldes.

Leia mais notícias em Mundo

Neste contexto, os deputados ucranianos pediram a introdução de "novas sanções" contra Moscou para "parar a agressão russa" e acabar com a "ocupação ilegal da Crimeia", a península ucraniana anexada pela Rússia em março.

O bloco de oposição pró-russo propôs aos deputados que pedissem à ONU o envio de forças de paz para o leste rebelde, uma ideia rejeitada pela coalizão pró-ocidental no poder.

Kiev e o Ocidente acusam a Rússia de apoiar militarmente os separatistas, enviando tropas regulares no leste da Ucrânia. Moscou nega qualquer envolvimento nesse conflito que já deixou mais de 5.000 mortos em nove meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação