Mundo

Confronto entre o movimento Hezbollah e Israel deixa três mortos

Segundo o exército, dois soldados foram mortos e sete ficaram feridos no ataque

Agência France-Presse
postado em 28/01/2015 15:53
O movimento libanês Hezbollah realizou nesta quarta-feira um ataque contra o exército israelense em uma área ocupada na fronteira do Líbano, matando dois soldados e causando bombardeios de represália contra o sul libanês.

Um soldado espanhol da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) também foi morto em meio à violência, informou a embaixada da Espanha no Líbano.

O porta-voz da Finul, Andrea Tenenti, que não confirmou a origem dos disparos que mataram o soldado espanhol, declarou que o comando da Força Interina "está em contato com todas as partes e pediu moderação para evitar uma escalada".

Em resposta ao ataque do Hezbollah na região conhecida como Fazendas de Shebaa, ocupada por Israel, perto da aldeia árabe de Ghajar, e antes do anúncio da morte dos dois israelenses, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu que o exército estava pronto para agir "com firmeza em todas as frentes".

Leia mais notícias em Mundo

Israel também enviou uma carta ao Conselho de Segurança da ONU afirmando que exercerá seu direito à legítima defesa e pediu aos 15 membros do grupo que "condenem o Hezbollah publicamente e de forma inequívoca".

O Movimento de Resistência Islâmica, o braço militar do Hezbollah, indicou que "um grupo de mártires de Quneitra alvejou com foguetes um comboio militar israelense de vários veículos de transporte de oficiais e soldados sionistas"."Vários veículos foram destruídos e há vítimas entre os inimigos", disse o grupo xiita.

Em Jerusalém, o exército israelense informou em um comunicado lacônico que "um disparo de míssil anti-tanque atingiu um veículo militar na área de Har Dov", o termo israelense para as Fazendas de Shebaa.

Segundo o exército, dois soldados foram mortos e sete ficaram feridos no ataque. De acordo com a imprensa israelense, os feridos não correm risco de morte.


Resposta imediata
Em resposta, os tanques e a artilharia israelenses bombardearam as aldeias de Kfar Shuba, Majidiyé, Halta e Arkub, no sul do Líbano, onde estão posições do exército libanês e da Unifil, encarregada de supervisionar a fronteira israelense-libanesa, de acordo com uma fonte de segurança libanesa.

O primeiro-ministro israelense, seu ministro da Defesa, Moshe Yaalon, e funcionários da segurança se reuniram nesta quarta-feira no ministério da Defesa em Tel Aviv, segundo a imprensa israelense.

O exército israelense afirmou ter "respondido com ataques combinados por terra e ar contra posições operacionais do Hezbollah". "Esta não foi, necessariamente, a última resposta" de Israel, alertou no Twitter o porta-voz militar , o general Moti Almoz.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, considerou no Twitter que seu país deve reagir a este tipo de ataque "de maneira muito dura e desproporcional".

Moradores de Ghajar, Hussein, de 31 anos, e Ali, de 37 anos, explicaram que três casas foram atingidas nesta aldeia de 2.000 habitantes, durante a troca de tiros entre soldados israelenses e o Hezbollah.

"Alguns civis foram feridos por estilhaços", indicou Hussein.

Após o ataque, tiros de morteiros tiveram como alvo uma base militar israelense no Monte Hermon, segudo o exército.

"O exército israelense fechou o local e retirou os civis da área", declarou um porta-voz militar.

Ao atribuir a ofensiva aos "mártires de Quneitra", o Hezbollah estava se referindo ao ataque de 18 de janeiro contra o Hezbollah na província síria de Quneitra, e atribuído a Israel, no qual seis membros do Hezbollah foram mortos, assim como um general iraniano.

O Hezbollah, que apoia militarmente o regime sírio em sua guerra contra os rebeldes e os jihadistas, ameaçou vingar seus combatentes.

Israel não negou nem assumiu oficialmente a responsabilidade pelo ataque contra o Hezbollah na Síria, mas esperava desde então por uma resposta.

As Fazendas de Shebaa é uma pequena área na fronteira de Israel, Líbano e Síria. O Líbano reclama soberania sobre esta área ocupada por Israel.

Incidentes acontecem regularmente ao longo da Linha Azul, que define a fronteira libanesa-israelense, de acordo com o traçado da ONU após a retirada israelense em 2000, terminando 22 anos de ocupação do sul do Líbano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação