Mundo

Nigéria: Exército bombardeia cidade controlada por Boko Haram

Os habitantes de Bosso entrevistados pela AFP e pela imprensa local contaram que aviões militares envolvidos nesse ataque procediam do Chade

Agência France-Presse
postado em 29/01/2015 21:27
Aviões militares nigerianos bombardearam a cidade de Malam Fatori, no nordeste da Nigéria, controlada pelo grupo islâmico Boko Haram - declarou o Exército à AFP, nesta quinta-feira.

Segundo moradores da cidade nigeriana de Bosso, muito próxima de Malam Fatori do outro lado da fronteira, os bombardeios começaram na quarta de manhã e duraram várias horas.

O porta-voz do Exército nigeriano, Chris Olukolade, confirmou à AFP que a Força Aérea nacional bombardeou essa região "nesses últimos dois dias, no âmbito dos esforços em curso contra o terrorismo".

Os habitantes de Bosso entrevistados pela AFP e pela imprensa local contaram que aviões militares envolvidos nesse ataque procediam do Chade, país vizinho, cujo presidente, Idriss Deby, está envolvido na luta contra o Boko Haram.

Chris Olukolade não falou sobre o envolvimento do Chade nessa operação na Nigéria. O porta-voz disse, porém, que "Malam Fatori faz parte de uma região coberta pela força multinacional conjunta, da qual o Chade faz parte".

N;Djamena também não confirmou se realizou as operações militares na Nigéria.

"Por volta das 8h (5h de quarta, no horário de Brasília), começamos a ver aviões militar cercando Malam Fatori e, pouco depois, começaram a lançar bombas", declarou Idrissa Ari, um morador de Bosso.

Outros três moradores consultados pela AFP deram relatos similares.

Ainda não se sabe se havia membros do Boko Haram na cidade no momento dos bombardeios. Com o avanço da violência do grupo por toda a região, Camarões, Chade e Níger decidiram ampliar sua cooperação militar com a Nigéria, na tentativa de conter a rebelião islâmica que ameaça suas fronteiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação